Tratamento De Piscinas: A Sequência Correta De Usar Os Produtos

Se não forem usados de forma correta, os produtos químicos usados no tratamento da água das piscinas, provocam uma reação química que muda a cor da água, deixando ela verde, turva ou leitosa.

Isso confunde os proprietários que tratam a água das suas piscinas e até muitos piscineiros, que se perdem na condução do tratamento.

Mesmo a piscina estando livre de algas e outros microrganismos, a água fica com uma cor indesejada devido a formação de subprodutos resultados dessa reação química provocada pelo uso incorreto dos produtos de tratamento da água.

Por isso os proprietários e piscineiros, que ainda não sabem disso, colocam mais e mais cloro, algicida, clarificante, conferem e ajustam os parâmetros, filtram a água por horas e horas, tentam fazer decantação… e não adianta.

A sujeira não decanta, a cor da água continua feia e a piscina imprópria para banho, podendo comprometer sua saúde e da sua família.

A água, em alguns casos pode até estar sem sujeira, algas e microrganismos, mas fica turva ou verde pela presença desses subprodutos que  mudam a cor da água.

E o pior é que não existe no mercado algo específico que remova os subprodutos dessa reação química. Portanto nesses casos demora algum tempo para conseguir recuperar a água.

O que provoca essa reação química é a ordem que se coloca os produtos na água e o intervalo que se dá entre um produto e outro.

E sabendo disso você pode evitar que esse grave erro aconteça.

Me chamo Rodrigo Filippio e, junto com meu pai Abrelino Filippio, trato piscinas há 23 anos.

Mais especificamente meu pai, há 29 anos e eu, há 23 anos. – Me siga no Instagram – Instagram.com/O-alquimista-Das-Aguas

Quando comecei a ajudar meu pai eu tinha 17 anos e as coisas andavam bem, meu pai já tinha muita experiência e mantinha as piscinas sempre limpas com as águas bonitas e sempre recebendo elogios dos clientes.

Mas o que acontecia é que as vezes a água ficava verde e o tratamento não funcionava.

O que sempre dava certo, de repente não dava mais certo.

E para resolver tínhamos que fazer alguns procedimentos fora do padrão como os uso de sulfato de alumínio, tratamentos de choque… e tudo voltava ao normal.

Mas era meio que uma loteria o que realmente tinha produzido efeito.

Pois tinha casos que uma coisa funcionava e outras não, e em outros casos era o contrário, o que tinha funcionado antes não fazia efeito e o que resolvia era um dos outros tratamentos.

Regularmente trocávamos informações com outros piscineiros, e todos tinham os mesmos relatos.

Depois de algum tempo presenciando isso fui em busca de informações e conhecimento sobre tratamento de piscinas.

E os cursos que encontrei, sites, vídeos do youtube e manuais de tratamento não falavam quase nada além do que já sabíamos.

O que fez diferença foi o que encontrei em estudos de química da USP, que juntando com alguns macetes que encontrei nos conteúdos sobre piscinas, de tantos que consumi, e principalmente com a experiência do meu pai, e também com muitos testes que fizemos, conseguimos um método eficiente onde se consegue o máximo de rendimento dos produtos sem provocar as reações químicas indesejadas.

Isso facilitou muito nosso trabalho e nos fez poupar muito os gastos com os produtos, mas na minha opinião o que dou mais valor, é que principalmente poupou muito nosso tempo. O tratamento ficou mais simples e mais rápido.

Para a água da sua piscina ficar limpa e saudável, além dos parâmetros de PH e alcalinidade estar em dia, ela precisa estar livre de algas e outros microrganismos. E a maneira de controlar isso é com algicida e cloro. Esses dois produtos matam os componentes indesejados na água, e depois se remove esses microrganismos mortos com a filtragem e aspiração do fundo da piscina. Em alguns casos tem que se usar um floculante (clarificante) para ajudar nessa remoção.

Existem os produtos 2 em 1, 3 em 1 e muitas outras variações que funcionam bem para uma manutenção, mas quando a água começa a deixar de ficar cristalina tem que se matar o mal pela raiz.

E isso você só consegue com os produtos puros na sequência correta e com o intervalo de tempo correto.

Um erro muito comum em caso de piscinas com água verde é jogar o algicida e o cloro em quantidades erradas, e na sequência errada, que dependendo da situação vai matar os microrganismos, mas a reação química vai mudar a cor da água.

E dependendo pode nem um nem outro ter efeito e a água continuar contaminada.

A sequência correta é: 1º cloro, depois algicida e depois clarificante com intervalos dependendo da necessidade.

Isso evita uma das reações químicas indesejadas que podem mudar a cor da água ou anular o efeito dos produtos, e deixar sua piscina com água impropria para banho.

E por que 1° o cloro, depois o algicida e depois clarificante?

O cloro tem ação mais rápida e depois de fazer seu trabalho, eliminando (“matando“) germes, bactérias e microrganismos específicos, baixa a um nível seguro para entrar com o algicida, que elimina as algas e fungos.

O algicida, que tem a função de “matar” algas, tem uma ação mais prolongada, e quando temos a necessidade de usar uma quantidade maior, ele vai estar presente em uma proporção não segura para usar o cloro, por um longo tempo.

Por isso, em geral, essa ordem a ser seguida é muito importante.

E por último o clarificante porque ele só é eficaz se os microrganismos e algas estão mortos. Aí então ele aglomera essa matéria morta para ficar retida no filtro ou decantar para aspiração.

Sabendo usar essa informação você evita uma reação que pode ser em vários níveis, desde a mudança na cor da água até a anulação dos efeitos bactericidas e fungicidas dos produtos.

Após aprender a maneira correta do tratamento você gasta muito menos tempo, usa muito menos produtos, filtra a água por muito menos tempo e tem uma água sempre cristalina e saudável na sua piscina.

Há mais ou menos 16 anos, depois de aplicarmos todos os detalhes que aprendemos e desenvolvemos nos tratamentos das piscinas, eu e meu pai colhemos números muito gratificantes desde então:

      • o tempo gasto para tratamento das piscinas diminuiu em média 55%,

        • despesa com produtos em média 46%,

          • tempo de filtragem em média 66%.

            • Além desses números, ainda tem benefícios como a maior durabilidade da areia do filtro, do motor e dos rolamentos da bomba, por diminuir o tempo de filtragem.

          Com algumas dicas e gabaritos que passamos para alguns amigos e clientes mais próximos, eles já conseguem ótimos resultados e ficam muito gratos a nós por conseguirem a água cristalina que sempre desejaram sem depender de mais ninguém.

          E sem precisar escutar mais comentários das visitas, do tipo: – “a água não tá muito limpa hoje”, – como relatou um amigo já ter ouvido algumas vezes.

          Pensando nisso, passamos todo esse conhecimento adquirido em longos anos e com muito esforço, para um Curso em VÍDEO-AULAS e um E-Book (livro digital) em PDF, com o objetivo de dar oportunidade para mais pessoas ter acesso ao nosso método.

          Organizamos em um cronograma de forma que qualquer pessoa pode entender os conceitos de cada ação e executar de forma que não se tenha nenhum risco de errar o tratamento e ficar com a piscina imprópria.

          O método segue um passo a passo de diagnóstico e tratamento que obtém o máximo rendimentos dos produtos de tratamento e do tempo de filtragem.

          Tendo como consequência o uso de menor quantidade de produtos, menor tempo de filtragem e máxima qualidade da água.

          Disponibilizamos O Alquimista Das Águas para alguns proprietários de piscinas e também para alguns piscineiros para que pudessem nos relatar a eficiência ou não do material. Veja a seguir os relatos:

           

          “Como iniciante na manutenção de piscinas, O Alquimista Das Águas me deu o conhecimento necessário para cuidar da minha piscina com confiança. Agora me sinto um especialista. Recomendo a todos que estão começando nessa jornada de cuidar das próprias piscinas”
          Célio H. Antunes
          Corretor de Imóveis
          “Em apenas uma semana seguindo as dicas desse conteúdo, minha piscina passou de turva para absolutamente cristalina. Nunca pensei que seria tão fácil! Este curso é um verdadeiro atalho para a água perfeita. Recomendo sem nenhuma dúvida que seja a melhor alternativa.”
          Ademir José Ansel
          Comerciante
          “Como especialista em manutenção de piscinas, posso afirmar que é uma ferramenta incrível. Instruções claras e fáceis de seguir. Recomendo a todos que desejam manter a água cristalina sem complicações.”
          Wilian Matos Dos Santos
          Tratador de Piscinas
          “Além de deixar minha piscina impecável, me economizou tempo e dinheiro. As informações práticas e eficazes evitaram gastos desnecessários com produtos inadequados. Uma verdadeira revolução na maneira como eu encaro a manutenção da minha piscina.”
          Angela S. Parizzotto
          Assistente Social

          O Alquimista Das Águas contém gabaritos para piscinas de 1mil litros até 270 mil litros, que é a maior que nós tratamos.

          Além disso, expõe as particularidades de tratamento, dando detalhadamente a condução a ser seguida em cada caso e a solução de possíveis contratempos.

          Com o Alquimista Das Águas, qualquer pessoa pode dominar as técnicas para ter a piscina dos sonhos demandando de pouco tempo para o tratamento, gastando pouco com produtos e energia elétrica, aumentando a vida útil dos equipamentos como bomba e areia ou saco do filtro.

          E ainda, desfrutar o que temos de mais valioso na vida: apreciar os bons momentos, que se tornam eternos, com a família e amigos em uma água cristalina e saudável ao invés de verde.

          Para assistir o vídeo de apresentação do método, acesse a página do Alquimista Das Águas clicando aqui. O Alquimista Das Águas.